terça-feira, 30 de março de 2010

Mega casamentos...eu não!

Tudo bem. Estamos pobres, pobres, pobres de marré deci (achei escrito assim no Google). Mas ainda que fôssemos ricos de marré, marré, marré, eu seria contra mega casamentos. Para mim, deixo isso bem claro.

Primeiro porque dou mais importância ao ato do que à festa. Acho que festa você não precisa d emotivo pra dar. Dá uma festa pra comemorar uma nova flor no jardim, por exemplo. Festa você faz a qualquer hora e qualquer lugar.
Mas tudo bem, você está feliz e quer dar uma festa pra comemorar. Oba! Ótimo! Me convide, please! hahaha...

O que eu acho é que as pessoas podiam usar essas mega festas, para 400, 600 pessoas, para fazer algo mais útil do que só ganhar presentes e distribuir havaianas.

Minha cunhada estava me contando que trabalhou nesse último final de semana recepcionando convidados numa festa de casamento para 600 pessoas. Disse que estava tudo lindo, mesa de doces impecável, lindo salão, boa música, a noiva se divertiu muito, bla bla bla.
Mas concordam comigo que uma pessoa que tem dinheiro para dar uma festa desse nível não precisa de presentes? Provavelmente ela mora num super apartamento ou numa casa de condomínio de alto padrão, e já tem sua casa toda decorada por um decorador ou arquiteto da moda (ou não), mas definitivamente não precisa de presentes.

Ah, fez cotas de viagem? Ótimo, mas será que ela não pode pagar por essa viagem?

Bom, o que estou querendo dizer é que, ao invés de simplesmente se preocuparem com seu "sonho de menina", porque não usar isso como desculpa para fazer uma coisa REALMENTE significativa?
Façam as contas comigo: se fosse feita ao invés de uma lista de presentes, uma lista de doações, com cada convidado contribuindo com apenas 10 reais, quanto haveria na conta no final da festa??
Veja, APENAS 10 reais. Alguém acredita que numa festa desse porte, algum convidado deu algum presente que custasse 10 reais? Acho que não, né...
Então vamos aumentar essa continha: 50 reais por convidado, depositado numa conta corrente aberta especialmente para isso, quanto haveria no final da festa? Levando em conta que 100 convidados tenham faltado, ainda assim teríamos 25.000,00. VINTE E CINCO MIL REAIS!
Já pensou o que seriam 25 mil reais pra alguma instituição??? Não seria bacana transferir esse dinheiro todo pra quem precisa?? Eu me sentiria muito feliz mesmo!

Pulando da questão financeira, outras formas de ajudar também podem ser feitas. Evitar a distribuição excessiva de brindes, não soltar balões de gás no ambiente, presentear com brindes ecologicamente corretos, participar da Hora do Planeta, como fez a Patrícia Bündchen, irmã de Gisele, e por aí vai...

Eu procuro fazer minha parte. Minha lembrancinha vai ser comestível usando a menor quantidade de papel possível, lembranças ecológicas para os padrinhos, não jogarei pétalas de flor para serem pisadas, casarei de dia para evitar gasto de energia, e vamos ver o que mais posso fazer para causar menor impacto possível.

Acho que casamento é isso, uma celebração do amor. Pelo escolhido, por Deus, pela natureza e pelo ser humano.

Vamos pensar em fazer do nosso dia um dia especial para mais pessoas?

Aloha! =D

6 comentários:

  1. Oi Fe,

    acho super bacana o lance das doacoes, o proprio casal poderia fazer uma doacao ao inves de dar lembrancinhas, como fez esse casal aqui: http://noppephoto.blogspot.com/2009/12/shazhan-and-salim.html, achei o maximo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe, meu noivo (e marido) e' italiano sim! Nos nos casamos no civil aqui em Milao ha' 5 anos atras e finalmente faremos o religioso no Rio... mas quero q tenha alguns toques italianos, como homenagem ao noivo e a terrinha dele! Acho q vai ficar bacana essa fusao!!!

    Quanto as amendoas, as nossas tb serao branquinhas... mas com recheio de chocolate, nao serao italianissimas pq e' de um mercado eco-solidario mas sao maravilhosas! Tivemos no nosso casamento aqui e td mundo amou!

    Vou aparecer sempre aqui, viu! E boa sorte nos preparativos! ;) E "in bocca al lupo" pro noivo pra encontrar um emprego bacana!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fe,

    as amendoas (http://www.altromercato.it/it/prodotti/ALI/A07/120/539/000099)sao copertas por um creme de chocolate e depois vem a camada de acucar!!! Um coisa surreal, maravilhosa!!!
    Vamos levar varias coisinhas daqui, contando com a ajuda (e a mala) dos amigos e parentes daqui que irao a cerimonia...
    bj

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, eu discordo um pouquinho =)
    Acho que tem gente que faz festa desse nível e não tem casa, nem móveis, nem nada...
    Mas priorizou a festa, depois vai tentar montar a casa..rs
    Não é meu caso, mas acho que devem existir bastante casos assim!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. pois entao... eu acho que tem gente que investe os tubos e deixa a casa pra depois tambem. conheco noiva que fez festao e depois ficou morando com os pais um tempo ate arrumar o canto do casal. cada uma é cada uma, né?

    quanto a ajudar instituicoes, acho super nobre e bonito sugerir os presentes a instituicoes. eu vou além e incentivo o hábito. as pessoas nao deveriam ter esse tipo de iniciativa so no casamento. poderiam ter sempre, em outras ocasioes tambem! eu fiquei super orgulhosa do rafa quando ele fez um churrasco de aniversario e sugeriu itens de higiene de presente para doar pra uma creche! :-)

    no mais, tb nao entendo festa pra 600 pessoas. menos pelo valor $$ e mais pelo numero enorme de pessoas que voce nem da conta de cumprimentar!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ai que chata!
    Só pq eu ia gastar 150 mil no meu casamento você vem e me joga esse balde de àgua fria? ¬¬

    Chata ¬.¬
    Hhauahuahauha

    :*

    ResponderExcluir